Saúde - Terça-feira, 23 de Junho de 2020

AQUISIÇÃO DE ELETROCARDIÓGRAFOS

O eletrocardiograma (ou ECG como também é conhecido) é o exame responsável por avaliar o ritmo dos batimentos cardíacos. De simples e rápida execução, o ECG é bastante requisitado pelos médicos, pois consegue identificar problemas e deficiências cardíacas que podem ser fatais se não diagnosticadas com antecedência. Este exame é feito por meio de um aparelho chamado eletrocardiógrafo que consiste em eletrodos que leem os batimentos cardíacos e demonstram em um aparelho configurado para gerar o resultado para leitura do médico.
Nossa cidade anteriormente possuía apenas um eletrocardiógrafo, apesar de ser um número insuficiente nos desdobrávamos para conseguir atender tanto a população urbana quanto a rural para a realização deste exame. A logística e espera as vezes eram difíceis e pensando nisso a Secretaria de Saúde, fazendo uso do Fundo Municipal da Saúde (FMS), adquiriu 04 novos aparelhos eletrocardiógrafos! Com isso podemos renovar o existente para atendimento no perímetro urbano e expandimos os outros três aparelhos para as unidades de saúde dos distritos de Pintos Negreiros, Posses e São João. Com isso abrangemos o potencial de realização de exames formidavelmente! Mais que isso, promovemos maior conforto para os moradores das zonas rurais evitando que os mesmos transitassem até a cidade para realização do exame. Também importe salientar que os aparelhos apresentam uma tecnologia atualizada, a telemedicina que nos gera laudos de cardiologistas no mesmo dia, permitindo maior eficácia no diagnóstico de doenças cardíacas. Hoje conseguimos gerar maiores números de exames em todo território municipal com aparelhos de ponta que apresentam resultados eficientes não havendo a necessidade de deslocamento e também aumentando o bem-estar dos nossos munícipes.