Cultura - Quarta-feira, 08 de Julho de 2020

REVITALIZAÇÃO E REFORMA DAS PRAÇAS CENTRAIS

Nossa cidade está nos trinques, não está? Maria da Fé, no seu perímetro urbano, é composta por uma grande área de praças e canteiros. Além das praças antigas construídas nas primeiras fases de urbanização, herdamos uma grande extensão ociosa relativa à passagem dos trilhos da linha férrea e no ano 2002 foi realizado um projeto de revitalização estrutural e criação de paisagismo para tais áreas. Sem dúvidas foi uma feliz escolha, pois nossa cidade acumula ainda mais formosura! Nessa gestão, a Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) iniciou os trâmites para o tombamento de todas as áreas de praças oriundas do trilho do trem, uma ação que visa proteger esses bens que fazem parte da nossa identidade. Mas de nada adianta ter todas essas praças se não houver uma manutenção direita e constante. Um exemplo claro disso era a condição em que se encontrava a Praça da Avenida, localizada acima do Villarte, a área estava sem a atenção devida há anos e acumulando deterioração no chafariz, piso, canteiros e bancos. Através de emenda parlamentar adquirida por esforços da nossa gestão, conseguimos o subsídio para que pudéssemos novamente dar vida ao espaço! E no melhor estilo “aqui se faz”, o fizemos! Hoje a praça está totalmente revitalizada, inclusive com a criação de uma escada para facilitar o acesso entre o Villarte e a praça. Destaque também para a arte em mosaico de azulejos, no chafariz e escada, do artista brasopolense André Bizoto e uma ação promovida pela SECULT paga com os recursos do Fundo Municipal de Patrimônio Cultural (FUMPAC). Também fazendo uso de tal fundo conseguimos revitalizar as outras praças. A pintura dos bancos, muretas e calçadas era uma ação prevista dentro do cronograma da SECULT para a temporada de alta turística em nossa cidade. Porém além de acolher os visitantes, as reformas e revitalizações das praças prioriza também o bem estar do mariense que tem por costume fazer uso desses espaços em momentos cotidianos e de lazer. Uma cidade bem cuidada transmite uma melhor sensação conforto consequentemente valorizando ainda mais esses locais que são parte integrante de nossa identidade.