No último sábado (27/9), Maria da Fé recebeu um evento histórico: o primeiro encontro internacional de olivicultura da região, reunindo produtores da Serra da Mantiqueira e autoridades mundiais do setor.
A realização do encontro só foi possível graças à mobilização do Sindcomércio/Sindvale, em parceria com a Prefeitura Municipal de Maria da Fé, que trabalharam para trazer essa iniciativa inédita à cidade.
O evento contou com a participação da espanhola Maria Juárez, chefe da Unidade de Economia do Conselho Oleícola Internacional (COI), e do tunisiano Abderraouf Laajimi, diretor executivo-adjunto do COI, além do presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura, Flávio Obino, que destacou a qualidade premium do azeite brasileiro: “O azeite produzido no Brasil está entre os melhores do mundo”, afirmou.
Atualmente, o Brasil é o segundo maior consumidor mundial de azeite, atrás apenas dos Estados Unidos, mas a produção nacional ainda representa apenas 1% do consumo interno. A ampliação das áreas de cultivo e o aumento da produção são desafios apontados pelos especialistas para fortalecer o setor.
O encontro também reforçou a necessidade de conscientizar produtores e consumidores sobre a presença de azeites de baixa qualidade no mercado, valorizando produtos de excelência produzidos em território nacional.
Com essa iniciativa, Maria da Fé reafirma seu protagonismo na produção de azeite de oliva na Serra da Mantiqueira e reforça o compromisso da atual gestão em fomentar o setor da olivicultura, promovendo desenvolvimento econômico, geração de oportunidades e valorização da produção local.
ADM 2025-2028
Maria da Fé