Os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais participaram de uma atividade especial do Projeto de Educação Patrimonial, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com a escola .
O principal objetivo da iniciativa foi aproximar os estudantes da história e da origem do nome da cidade de Maria da Fé, resgatando a memória de Maria da Fé de São Bernardo, fazendeira pioneira na região. Para isso, foram realizadas vivências patrimoniais e visitas guiadas, incentivando a valorização da paisagem cultural rural e do protagonismo feminino histórico, relacionando-o aos modos de vida das atuais mulheres olivicultoras da cidade.
A programação incluiu visitas ao Centro Cultural, importante espaço de preservação do patrimônio histórico e cultural, e às fazendas olivicultoras Fazenda Maria da Fé e Fazenda Santa Helena, ambas administradas por mulheres. Essas experiências proporcionaram aos alunos uma imersão na paisagem cultural rural e uma conexão entre o passado e o presente.
O projeto representa uma oportunidade de tornar o aprendizado mais significativo e prático, fortalecendo o sentimento de pertencimento dos alunos e incentivando o respeito pela cultura e pelo patrimônio histórico da cidade.
Maria da Fé